Como limpar seus pincéis de maquiagem?

Tem muita gente que esquece, mas limpar seus pincéis de maquiagem é essencial por 3 fatores:

  1. Aumenta a durabilidade do pincel
  2. Aumenta a durabilidade dos seus produtos de maquiagem
  3. Evita doenças de pele

Aumenta a durabilidade do pincel, porque um pincel limpo não é casa de bactéria e fungo, e nem vira um bloco de sujeira por conta da maquiagem velha agregada as cerdas.

Aumenta a durabilidade dos seus produtos de maquiagem pelo mesmo fator acima, afinal toda hora que você for se maquiar com o pincel sujo você vai levar resto de maquiagem velha + bactéria e fungo para, por exemplo, sua base que esta lá limpinha e inocente no potinho!

Evita doenças de pele porque todas estamos carecas de saber que pele saudável não combina com sujeira!!!

Higiene em primeiro lugar meninas!

Um adendo, eu gosto de espalhar o primer de sombra com o dedo, mas como o meu é de potinho (Prep+Prime Eye da M.A.C) eu pego do potinho com meu pincel de corretivo (limpinho), aplico na pálpebra e aí sim meto o dedo lá e espalho! Nada de dedo sujo nos produtos!!!

Agora vamos ao que interessa!!

Eu faço a limpeza dos meus pincéis de duas maneiras: limpo logo após o uso e, dependendo da frequência que usei, lavo os pincéis pelo menos a cada 2 semanas.

A limpeza ‘imediata’ eu faço com o Brush Cleanser da M.A.C (outras marcas tem produtos parecidos). O bom de usar produtos assim é que os pincéis secam mais rápido.

*

Como eu faço:

Aplico o produto sobre um papel toalha ou papel higiênico e passo o pincel nesse papel, com os mesmos movimentos que você usaria se estivesse usando os pincéis, de preferência fazendo vai-e-vem.

Nao me faça pressão no momento que estiver limpando o pincel sobre o papel, que você vai tirar as cerdas do lugar e destruir seu pincel!

Eu limpo logo após o uso porque não quero ter que me preocupar com pincel sujo quando estiver me arrumando as pressas para sair. Criei o hábito depois de um dia eu ter aplicado uma sombra rosinha e me vi com a pálpebra preta. kkk

Tem gente que gosta de colocar o limpador de pincéis em um potinho, mergulhar o pincel lá e daí sim passar o pincel no papel. Eu como sou brasileira e econômica (leia-se mão-de-vaca), aplico uma pequena quantidade direto no papel e limpo assim mesmo. Fica limpinho viu gente! Kkkk

Para limpar para valer, eu uso shampoo e condicionador de bebê🙂 tem gente que gosta de usar o sabonete líquido Protex, por ser batericida e talz… mas como meus pincéis são de uso próprio eu uso shampoo da Johnson’s mesmo, e a vantagem é que ele resseca menos as cerdas, principalmente em pincéis de cerdas naturais.

*

Como eu faço:

  1. Molho as cerdas dos pincéis com água corrente;

  2. Aplico uma pequena quantidade de shampoo na palma da mão;

  3. Lavo o pincel fazendo movimentos de vai e vem sobre a palma da minha mão;

  4. Enxaguo beeemmm as cerdas dos pincéis tirando todo o shampoo;

  5. Em pincéis de cerda natural eu aplico o condicionador e depois retiro TODO o produto;

  6. Coloco os pincéis sobre uma toalha dobrada, mas com a cabeça dos pincéis para fora da toalha, assim você preserva a anatomia das cerdas, principalmente em pincéis fofos de pó e blush;

  7. Deixo os pincéis secando com as cabeças ligeiramente voltadas para baixo.

Tão se perguntando o porque de deixar os pincéis inclinados na hora de secar? Por alguns motivos:

  1. A maioria dos pincéis tem cabo de madeira, se sempre houver humidade na madeira ela pode rachar e se desprender da haste metálica que une o cabo a cabeça dos pincéis;
  2. Evita que a tinta que recobre a madeira do cabo se solte. Já viram parede com humidade? Então;
  3. Evita que a haste metálica se oxide.

Então na hora de lavar seus pincéis, lavar somente as cerdas! Nada de ficar encharcando o cabo em!!

Aqui vai um video de um dos meus gurus de make favoritos do Youtube, o Enkore. Deem uma olhada também no canal dele  porque vale super a pena!

Bom meninas espero ter ajudado…
E vocês como limpam seus pincéis?

Beijão
Carol

Um comentário sobre “Como limpar seus pincéis de maquiagem?

  1. Pingback: Limpeza de pincéis « Elektra's Bazar

Deixe uma resposta

